Você sabe o que é Teoria da Mente (ToM)? – Por Cláudia Facchin
É a capacidade de um sujeito considerar os próprios estados mentais e também atribuir estados mentais ao outro, possibilitando uma forma de previsão de comportamentos a partir destas atribuições. (Oliveira,2009)
Ou seja, é a capacidade de compreender que os outros têm pensamentos e sentimentos diferentes dos nossos.
Exemplos de comportamentos comuns em indivíduos com déficit na ToM:
• Aproximam-se de estranhos como se fossem conhecidos.
• Apresentam dificuldade em compreender regras sociais subentendidas, em perceber sentimentos e interesses dos outros, em confortar os colegas e em serem cooperativos.
• Não adequam seu comportamento em relação às expressões afetivas alheias.
ToM e comunicação:
Para que possamos compreender as mensagens de forma mais compatível com a realidade, devemos ser capazes de identificar a intenção do sujeito com quem falamos. Ou seja, identificar não somente o que ele disse, mas principalmente, o que ele quis dizer (Linguagem Pragmática).
O déficit de ToM no autismo é responsável por dificuldades na compreensão de figuras de linguagem, sarcasmos, ironias, assim como na compreensão de mensagens não verbais. (Happe,1995)
Se você se identificou com estas características ou se apresenta algumas das dificuldades sociais descritas acima, procure um profissional capacitado para conversar a respeito.