Transtorno da Comunicação Social (TCS) x Autismo – Por Vanessa Barbosa
Você sabia que o Transtorno da Comunicação Social é diferente do autismo?
No Transtorno da Comunicação Social (TCS) as crianças apresentam muita dificuldade para se comunicar, apesar de conseguir falar. Assim como no autismo, essas dificuldades aparecem na primeira infância e podem ser confundidas com o autismo, pois as crianças apresentam atraso no desenvolvimento da fala ou linguagem e pouca motivação para falar ou interagir.
Por isso é importante uma avaliação detalhada com foco no diagnóstico diferencial. E o que é o diagnóstico diferencial? É saber distinguir dois distúrbios que são semelhantes para fechar o diagnóstico correto e assim iniciar o processo de tratamento adequado para aquele caso.
É importante ficar atento, pois as crianças com autismo apresentam além das dificuldades de comunicação, comportamentos restritos e repetitivos.
Durante a avaliação fonoaudiológica devemos avaliar a criança em diferentes ambientes, além de realizar as avaliações específicas de linguagem.
Na imagem a seguir podemos ver as semelhanças e diferenças entre TCS e Autismo. As características no centro tem relação tanto com o TCS quanto com o Autismo.
Procure um profissional capacitado para maiores esclarecimentos.
Referências: https://neuroconecta.com.br/transtorno-da-comunicacao-social-pragmatica-x-autismo-saiba-diferenca/