Pandemia e desenvolvimento de linguagem – Por Stephanie Mariane

autDesde o início da pandemia, a crise desencadeada pela covid-19 afeta vários aspectos da vivência humana em diversas faixas etárias, mas há uma atenção especial para as crianças que estavam no período de aquisição da linguagem ou que nasceram durante este período, que com certeza serão as mais afetadas.

Como se sabe nos primeiros anos de vida, a criança vive um momento crucial no desenvolvimento da linguagem e da fala que envolve habilidades receptivas e expressivas, além de diversas habilidades cognitivas e de socialização. Fato é que durante o período da pandemia o desenvolvimento da linguagem vem sendo prejudicado pelo distanciamento social, pelo fechamento das escolas, pelo uso generalizado de máscaras, dentre outros fatores que contribuem indiretamente, já que as rotinas diárias, incluindo os ambientes sociais, foram profundamente modificados, o que pode causar consequências imensuráveis ao desenvolvimento e bem-estar das crianças, principalmente nas que possuem TEA.

Embora as escolas estejam retomando suas atividades aos poucos em nosso país, há várias preocupações sobre como a covid-19 pode impactar no desenvolvimento infantil a curto e a longo prazo, mesmo os efeitos mais específicos ainda não sendo conhecidos.

Na clínica é comum o relato de pais, profissionais da saúde e da educação preocupados, com a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Pesquisadores trabalham para compreender esses impactos e identificar formas de minimiza-los.

Nesse contexto, junto a equipe multidisciplinar, a fonoaudiologia certamente tem um papel central na prevenção e abordagem terapêutica de qualquer alteração ou atraso de linguagem, por se tratar de ser o profissional que diagnostica, habilita , e reabilita as dificuldades, ou distúrbios da linguagem, inclusive nas crianças com TEA, atuando na inclusão social desta criança, auxiliando-a na comunicação, seja verbal ou não verbal, fazendo com que sua interação com o meio social ocorra de maneira efetiva, onde esta possa compreender e se fazer compreendida . Logo, é urgente a necessidade de mais estudos para melhor compreender impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem. Além disso, a rápida detecção de prejuízos no desenvolvimento de linguagem de qualquer criança deve ser priorizada, visto ser amplamente reconhecido que intervenções precoces são importantes para o desenvolvimento adequado da linguagem na infância, gerando ganhos significativos e duradouros, que devido à plasticidade cerebral, acabam por desempenhar um papel importante na potencialização dos efeitos positivos , amenizando os prejuízo em tais indivíduos. Assim, sociedade, profissionais e comunidade científica devem promover a discussão e implementação de diretrizes clínicas, abordagens e estratégias para orientar a família, a escola e outros profissionais a lidar com os problemas de linguagem e fala durante a atual pandemia.

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top