O papel do professor na educação inclusiva – Por Cláudia Facchin

autEducação inclusiva refere-se a uma abordagem que busca garantir o acesso e as condições de aprendizagem para todos os alunos, incluindo aqueles que possuem alguma deficiência ou necessidade específica. Essa abordagem deve fazer parte do sistema regular de ensino e tem como proposta fundamental oferecer recursos educacionais adaptados às diferenças e demandas de cada aluno.

Na prática, entretanto, o professor que recebe um aluno inclusivo em sua sala de aula vê-se diante de um grande desafio. Crianças com TEA, por exemplo, apresentam uma grande neurodiversidade e, muitas vezes, habilidades discrepantes em relação às crianças neurotípicas, exigindo do professor não só conhecimento técnico e capacitação adequada, mas também muito jogo de cintura e empatia pelas necessidades do seu aluno inclusivo.

Quando o professor está adequadamente envolvido no processo educacional do aluno com TEA, é possível verificar ganhos significativos no desenvolvimento global dessa criança, aumentando ainda mais a expectativa e a credibilidade em suas potencialidades. Além disso, um dos principais objetivos da inclusão é que o professor elimine a visão de incapacidade da criança e que promova atividades que valorizem o respeito às diferenças e às inteligências múltiplas. Para isso, o planejamento das aulas poderá incluir recursos diversos como jogos, músicas, atividades em grupo, desenhos, entre outros exemplos.

Os recursos pedagógicos devem permear as atividades escolares como um todo, e não serem simples adaptações temporárias. Pensar em educação inclusiva, portanto, não é algo para se fazer apenas na presença do aluno em sala de aula, e sim, para se planejar desde o momento da elaboração das atividades e práticas pedagógicas. Nesse sentido, o professor tem um papel de destaque no processo de inclusão, sendo um dos seus principais agentes dentro da escola.

 

Referências:

https://www.ginead.com.br/blog/qual-e-o-papel-do-professor-na-educacao-inclusiva

https://ead.faesa.br/blog/educacao-inclusiva

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top