O desempenho motor, praxia e habilidades sociais no TEA e no TDC – Por Ana Paula Ferreira Costa

1at

  • Introdução

Pesquisas anteriores mostraram que indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) podem ter deficiências de habilidades sociais e motoras sobrepostas.

  • Participantes

Este estudo compara TEA, TDC e jovens com desenvolvimento típico (DT) em uma série de habilidades sociais, práxicas e motoras, e investiga a relação entre essas habilidades em cada grupo. Os dados foram coletados em participantes de 8 a 17 anos (n = 33 TEA, n = 28 TDC, n = 35 DT).

  • Resultados

No geral, os grupos clínicos mostraram alguns padrões semelhantes de deficiências sociais e motoras, mas divergiram em deficiências de práxis, empatia cognitiva e capacidade de Teoria da Mente. Ao controlar as deficiências de desempenho social e motor, o grupo TEA mostrou precisão significativamente menor na imitação de gestos significativos e gesto sob comando, indicando um déficit proeminente nessas habilidades de práxis no TEA.

  • Referência

KILROY, E., et. al. Motor performance, praxis and social  skills in autism spectrum desorder and developmental coordination desorder. Autism Research, 2022.

First published: 04 July 2022

https://doi.org/10.1002/aur.2774

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top