Contato com a natureza e o Autismo – Por Lucas Geo
Uma das interessantes áreas de pesquisa dentro da saúde mental é a que busca investigar o quão benéfico é o contato do ser humano com a natureza. Existem evidências importantes que apontam na redução de sintomas negativos, como depressão e ansiedade, além do aumento da sensação de bem estar.
Estes benefícios podem vir de experiências muito imersivas, como acampamentos, trilhas e afins, mas também de experiências mais lights e acessíveis, como ir a um parque dentro da cidade.
E como prover essas experiências aos autistas? Com certeza não é fácil pra alguns. Na natureza existem muitas texturas diferentes, barulhos, insetos, um tanto de estímulos que podem ser assustadores inicialmente, mas caso seja rompida essa barreira inicial, a possibilidade de exposições benéficas pro desenvolvimento são grandes.
Em especial, o contato de autistas com animais já é utilizada como método de estimulação há algum tempo e pode ser uma ferramenta muito legal pra estimular a interação social, atenção compartilhada, auto confiança e regulação emocional.
Fonte: Vitality from Experiences in Nature and Contact with Animals—A Way to Develop Joint Attention and Social Engagement in Children with Autism?