Contato com a natureza e o Autismo – Por Lucas Geo

AUTTTUma das interessantes áreas de pesquisa dentro da saúde mental é a que busca investigar o quão benéfico é o contato do ser humano com a natureza. Existem evidências importantes que apontam na redução de sintomas negativos, como depressão e ansiedade, além do aumento da sensação de bem estar.

Estes benefícios podem vir de experiências muito imersivas, como acampamentos, trilhas e afins, mas também de experiências mais lights e acessíveis, como ir a um parque dentro da cidade.

E como prover essas experiências aos autistas? Com certeza não é fácil pra alguns. Na natureza existem muitas texturas diferentes, barulhos, insetos, um tanto de estímulos que podem ser assustadores inicialmente, mas caso seja rompida essa barreira inicial, a possibilidade de exposições benéficas pro desenvolvimento são grandes.

Em especial, o contato de autistas com animais já é utilizada como método de estimulação há algum tempo e pode ser uma ferramenta muito legal pra estimular a interação social, atenção compartilhada, auto confiança e regulação emocional.

Fonte: Vitality from Experiences in Nature and Contact with Animals—A Way to Develop Joint Attention and Social Engagement in Children with Autism?

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top