CID11 – Por Dr. Walter Carmargos Junior

wal

  1. O que é a CID? É a abreviatura de Classificação Internacional de Doenças. É o instrumento de categorização diagnóstica utilizada no Brasil e em outros países
  2. O que é a CID11? É sua 11ª revisão
  3. Quando a CID11 vai começar a ser usada? Em janeiro do ano que vem – 2022
  4. Quem muda a CID? A Organização Mundial de Saúde
  5. O que é o DSM? É o instrumento de categorização diagnóstica utilizado em outros países como os Estados Unidos, e também utilizado em pesquisas. Então o DSM5 está em sua 5ª revisão
  6. Então os diagnósticos médicos, aqui no Brasil, devem ser pela CID? Sim
  7. Como esses instrumentos são organizados? De acordo com os transtornos. Então há um capítulo só de Psiquiatria, outro só de Neurologia, Ortopedia, etc. Todos os capítulos são numerados, assim como seus Transtornos / Doenças específicas.
  8. O que mudou na CID11? O capítulo 06 é dos Transtornos Mentais, do Comportamento e do Desenvolvimento, ou seja, da Psiquiatria. Então a Deficiência intelectual tem a numeração de 6A00.0, e seus subtipos terão o último numeral diferente. O 6A01 são dos Transtornos da fala e da Linguagem. O TEA é 6A02. Ou seja, mudaram os “nomes” e os “números” das categorias.

    Os subtipos do TEA, agora são uma relação entre o nível intelectual e a linguagem funcional e são 7 subcategorias, sendo que 6A02.Y: Outro TEA específico e 6A02.Z: TEA inespecífico, não mudaram de nome – já existiam na CID10.

  1. Por quanto tempo cada “CID” vale? A CID10 foi publicada em 1992 e provavelmente a CID11 terá um prazo de validade de algumas décadas também.

 

 

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top