Aspectos sensoriais envolvidos na alimentação – Por Elaine Alves
Muitos pais ficam preocupados quando os filhos recusam a comida. Vale lembrar que, o ato de comer envolve muitas sensações e fatores. Vai muito além do uso apenas da boca, dos dentes e da língua. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além dos fatores emocionais, motivacionais e motores envolvidos, comer envolve também um mecanismo sensorial complexo. Ao ter contato com um alimento, recebemos várias informações sensoriais ao mesmo tempo, como por exemplo, gosto, cheiro, aparência, temperatura, textura. Nesse momento estão envolvidos a maior parte dos nossos órgãos dos sentidos, o paladar, o olfato, a visão, o tato e até mesmo a audição através da mastigação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante compreender crianças que apresentam seletividacomportamentode alimentar. Se é a textura do alimento ou hipersensibilidade ao cheiro, ou outro motivo. Mas, forçar a criança a comer não é o melhor caminho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se o seu filho recusa os alimentos, ou tem nojo, ou demonstra incômodo, a melhor forma de entender o que está acontecendo é fazer uma avaliação com um profissional.