Apraxia de Fala da Infância e Autismo – Por Vanessa Barbosa, Fonoaudióloga
O termo Apraxia de Fala da Infância (AFI) foi recomendado pela American Speech-Language and Hearing Association (ASHA).
Segundo a ASHA,”a apraxia de fala da infância é um distúrbio neurológico de fala infantil no qual a precisão e a consistência dos movimentos da fala são prejudicados na ausência de déficits neuromusculares. Essa dificuldade central no planejamento e/ou programação da sequência dos movimentos causa erros na produção dos sons da fala e na prosódia”.
Acredita-se que a incidência da AFI é de uma ou duas para cada mil crianças, segundo a ASHA.
A apraxia pode ocorrer de forma isolada como uma manifestação primária ou pode vir associada a outros transtornos do desenvolvimento.
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ter Apraxia de Fala da Infância (AFI), mas isso não significa que toda criança com TEA vai ter o diagnóstico de AFI.
Se a criança com TEA apresentar o diagnóstico de AFI é importante que além do trabalho voltado para as habilidades de linguagem, a intervenção fonoaudiológica também inclua o estímulo do controle motor de fala.
Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais no tratamento das crianças com TEA. E quais são esses sinais?
- Aumento da intenção comunicativa;
- Melhora do contato visual;
- Tentativa de se comunicar de forma mais funcional, mas sem conseguir falar;
- Fala ininteligível;
- Poucas variações silábicas;
- dentre outros.
Isso pode ser um sinal de apraxia de fala da infância. Além disso, percebemos um movimento da boca na tentativa de buscar a forma como o som é produzido.
Outro ponto importante é que nem toda criança com TEA está preparada para fazer o treino de fala. Não é possível ensinar a fala para uma criança que não tem o interesse de se comunicar. Por isso é importante que a criança tenha um pouco de engajamento, pois o treino por si só não é funcional.
O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação e diagnóstico de Apraxia de fala da Infância.
Por isso, ficou na dúvida procure um profissional especializado e faça uma avaliação.
Referências: FISH, Margaret. Como tratar Apraxia de Fala da Infância. Barueri:Pró-Fono: Abrapraxia, 2019.
Transtorno do Espectro Autista & Apraxia de Fala na Infância. Disponível em: http://www.atrasonafala.com.br/transtorno-do-espectro-autista-apraxia-de-fala-na-infancia.html