A Maternidade é o trabalho mais importante da humanidade – Por Lara Mascarenhas
A Maternidade é o trabalho mais importante da humanidade e às mães devemos devotar todas as homenagens possíveis, como todas demonstrações de amor, carinho, reconhecimento e presentes no mês de maio.
Infelizmente na maioria dos dias as mães estão relegadas à invisibilidade social, à solidão e à sobrecarga, existem uma série de condições sociais que tornam o maternar um exercício de perseverança e resistência da mãe.
A cultura em que vivemos define padrões sobre tudo, inclusive sobre maternidade e filhos, ser mãe de uma pessoa neurodiversa e experimentar essa maternidade atípica é viver à margem da sociedade.
Homenagens são belas, necessárias e válidas, mas passam, mães merecem e precisam de cuidado diário, suporte constante, rede de apoio efetiva, inclusão e uma escuta atenta e acolhedora à suas dores e alegrias, precisamos migrar da homenagem superficial para o cuidado genuíno.
As mães são seres incríveis capazes de doar tempo, amor e até toda sua vida sem esperar nada em troca além da felicidade de seus filhos, e elas são também vulneráveis e humanas.
Mães têm uma força gigante e uma fragilidade ainda maior, pois não é fácil andar neste mundo duro com o coração fora do peito.
Amamos e admiramos todas vocês!