A importância da imitação para o desenvolvimento da criança – Por Karina Roma

auttt➡️A imitação é uma ferramenta de extrema importância para o aprendizado. O ato de imitar nada mais é do que reproduzir algo observado.

“Esta capacidade especial é nos concedida, em parte, através das células cerebrais denominadas neurônios espelho, que ligam as ações que vemos os outros fazerem aos nossos padrões de ações. (…) Os neurônios espelho disparam no cérebro, tanto quando desempenhamos uma ação, como quando vemos os outros fazerem”. (ROGERS; DAWSON; VISMARA, 2015, p. 159)

➡️São nas interações sociais que temos a oportunidade de observar o outro e descobrir coisas novas! A capacidade de observar e imitar nos leva a obter grande parte de nossos aprendizados diários.

Para as crianças com TEA, as interações sociais podem ser desafiadoras e as dificuldades neste sentido, podem gerar um padrão de esquiva frente a trocas sociais. Com esse padrão, crianças com TEA podem ser expostas a menores oportunidades de aprendizado.

“Os estudos de imagem cerebral mostram que, embora os sistemas dos neurônios espelho nas crianças com autismo esteja menos ativo, não está “danificado” – o que significa que com uma experiência adequada, este sistema pode tornar-se ativo e funcional” (ROGERS; DAWSON; VISMARA, 2015, p. 161)

➡️ Crianças com TEA não são incapazes de realizar imitações, mas possivelmente não estão motivadas o suficiente a observar e imitar os movimentos do outro. Com a intervenção adequada podemos estimular esta habilidade, proporcionando uma ferramenta poderosa para o seu desenvolvimento!

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top